sábado, 27 de Abril de 2024  16:38
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-01-2005

CDS aprova hoje listas com Portas número um por Aveiro


Eleições

O Conselho Nacional do CDS-PP vai hoje aprovar a lista completa de candidatos a deputados às eleições legislativas de 20 de Fevereiro, com o líder Paulo Portas a concorrer por Aveiro, disse à Lusa fonte do partido.

Paulo Portas concorre habitualmente pelo círculo eleitoral de Aveiro mas, desta vez, dirigentes populares de Viana do Castelo chegaram a dar como provável a candidatura do líder por este círculo, onde em 2002 o CDS-PP falhou a eleição de um deputado por cerca de mil votos.

No entanto, afastada terça-feira esta hipótese, o presidente do CDS-PP irá recandidatar-se pelo círculo de Aveiro, distrito onde arrancará a campanha dos democratas-cristãos no próximo domingo.

A reunião do Conselho Nacional, órgão máximo do partido entre Congressos, está marcada para as 20:00, num hotel em Lisboa.

O CDS-PP anunciou até agora um único cabeça de lista, Nuno Almeida e Sousa, nos Açores, enquanto PSD, PS, CDU e Bloco de Esquerda já divulgaram os seus principais candidatos nos 22 círculos eleitorais.

Nas legislativas de 2002, o CDS obteve 475.515 votos e elegeu 14 deputados: quatro por Lisboa, três pelo Porto, dois por Aveiro, um por Leiria, um por Santarém, um por Viseu, um por Setúbal e um por Braga.

Nas últimas semanas, algumas estruturas concelhias e distritais do CDS-PP manifestaram a sua preferência sobre os seus candidatos, como Leiria que apontou o nome de Isabel Gonçalves (em 2002 foi Celeste Cardona a cabeça de lista) e Coimbra que apelou ao ministro do Ambiente Luís Nobre Guedes para que se candidatasse por este distrito.

O número um por Lisboa é também ainda uma incógnita, embora, de acordo com um dirigente democrata-cristão, possa repetir-se o cabeça de lista de 2002, Telmo Correia, actual ministro do Turismo.

Outras repetições deverão acontecer em Braga, com o líder parlamentar Nuno Melo a ser o provável cabeça de lista, e Viseu, círculo pelo qual o deputado Anacoreta Correia já manifestou disponibilidade para se recandidatar, apesar de remeter a decisão para os órgãos próprios do partido.

No Porto, a mudança do cabeça de lista é inevitável já que o número um em 2002, Basílio Horta, assumiu entretanto as funções de embaixador na OCDE, sendo o nome do dirigente António Lobo Xavier o mais falado para liderar os candidatos por este círculo.

Em Setúbal, é provável uma mudança: Narana Coissoró poderá ceder o lugar de cabeça de lista a um membro da comissão executiva do partido.

Por Santarém, poderá ser o vice-presidente do CDS António Pires de Lima a liderar a lista dos populares, depois de em 2002 essa posição ter sido ocupada por Luís Duque.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®